domingo, 4 de março de 2007

A COBRANÇA


O celular vibra em minha cintura e me tira das divagações sobre como manter minha casa em ordem.
-Alô.
-Eu gostaria de falar com o senhor César Cury...
-É ele. Quem fala?
-Boa tarde Seu César, meu nome é Cristine. Eu trabalho na Empresa Finantudo e estou ligando para conversar com o senhor a respeito de seu Cartão do Posto Petrolula...
-Boa tarde Cristiana, pode falar...
-É Cristine, Seu César...
-Perdão, eu não ouvi direito...
-Tudo bem... O senhor pode me confirmar alguns dados?
-Claro. Quais são?
-Qual a sua data de nascimento?
- 2 de Novembro de 1961, finados...
-Desculpe, Seu César. O que o senhor disse?
-Bobagem, Cristina. Só comentei que na data do meu aniversário, dia 2 de novembro, comemora-se o Dia de Finados...
-É Cristine, Seu César...
-Desculpe, acho que é a idade. Pode falar Cristine.
-Seu César, para sua segurança essa conversa pode ser gravada...
-Sem problemas...
-Seu César, eu estou aqui com seu histórico, o senhor é cliente desde 2001 e sempre foi pontual, mas de uns meses pra cá os pagamentos de suas faturas vem atrasando e nos últimos 90 dias não recebemos nem mesmo os pagamentos mínimos...
-Seu César, antes que seu caso seja enviado para o Departamento Jurídico, nós gostaríamos de saber se o senhor estaria disposto a fazer um acordo?
-Claro, Cristine. Qual é a proposta?
-Seu César, para efeito de pesquisa, o senhor poderia me dizer o que motivou esse atraso? Foi problema de saúde, desemprego, ou algo assim?
-Separação. Eu me separei de minha mulher. A coisa toda anda meio enrolada por aqui.
-Ah, eu sei o que é isso. Me separei ano passado também. É difícil, né?
-Muito, mas a gente sobrevive.
-É verdade. A gente tem que tocar o barco. Foram muitos anos de casamento?
-27.
-Nossa! O meu durou só 12 anos. Mas pela sua data de nascimento... O senhor casou com... 18 anos?
-Não, com 17...
-Meu Deus! Mais cedo do que eu! Eu me casei com 18... Hoje estou com 30... Mas me sinto mais feliz hoje do que quando era mais jovem.
-O que é isso Cristiane, você ainda é praticamente uma menina... Essa fase dos 30 aos 40 é ótima.
-É Cristine, Seu César.
-Meu Deus! Juro que não troco mais seu nome! Perdão!
-Eu não aparento ter 30 anos... Todo mundo me dá 22, 23... 24, no máximo.
-A idade está na cabeça... Estou tentando me convencer disso.
-E verdade. O meu ex era só 10 anos mais velho que eu... Está com 41 agora, mas tem a cabeça de um velho...
-Seu César. Posso chamar o senhor de você?
-Claro, Cris...
-Tine, Cristine!
-Cristine... Você já devia ter começado assim...
-Então César... O seu saldo hoje está em R$ 1.128,40... Eu posso conceder um desconto de 30% para pagamento à vista, o que ficaria em R$ 790,00, Fica bom pra você assim?
-Acho que a vista não vai dar, Cristine.
-E se eu parcelar em três vezes? Uma parcela de R$ 270,00 e duas de R$ 260,00?
-Melhora, Cristine, mas assim mesmo vai ficar apertado pra mim... Sabe como é separação recente, né?
-Só eu sei o que eu passei... Vamos fazer assim, eu divido em seis parcelas... Seis de R$ 130,00...
-Assim melhorou... Por mim ta fechado.
- Que bom César, quando a quarta parcela estiver paga, você já pode utilizar seu cartão novamente.
-Não pretendo fazer isso tão cedo...
-Eu estou vendo aqui que você tem um cartão adicional em nome de Thiago...
-É meu filho...
-Você deve ser um pai muito bacana pra dar um cartão de combustível para um rapaz...
-Ele não é tão menino assim, está com 27 anos... É um filho fantástico, um grande cara, super-amigo. E tem mais juízo que eu.
-Nossa nunca vi alguém falar do filho assim... Ele mora com você?
-Não. Eu moro sozinho em Joaquim Egídio. Ele mora com amigos numa república em Campinas...
-Joaquim Egídio? É no Estado de São Paulo?
-É um pequeno distrito de Campinas... Fica há uns 11 km do centro.
-Deve ser legal morar numa cidade pequenininha...
-É muito bom.
-Um dia quero conhecer...
-Então Cris... Posso te chamar de Cris? Assim não erro mais.
-Claro!
-Então Cris, quando vence a primeira parcela?
-Só um minuto que eu estou mudando umas coisas aqui pra ficar melhor pra você...
-Ta ok!
-César?
-Oi, to aqui.
-Eu fiz o seguinte: Dei 50% de desconto e parcelei em seis vezes... Isso é o máximo que eu posso fazer... Perdi uns trocados da minha comissão, mas valeu muito mais ter te conhecido...
-Muito grato, Cris. Você tem uma alma muito boa! Grato mesmo. Como ficou agora?
-Seis parcelas de R$ 95,00. A primeira vence dia seis, as demais todo dia 10 de cada mês. Não posso fazer mais do que isso, juro!
-Ta ótimo, Cris. Você me ajudou muito.
-Se eu pudesse, zerava o seu débito aqui. Mas não posso.
-Não esquenta, menina! Você foi muito bacana. Assim eu posso pagar.
-Gostaria de fazer mais...
-Acredito! Mas você já fez o suficiente.
-César?
-Oi?
-Estou vendo que o telefone da sua casa é NET-FONE. Da minha também. Interurbano paga o preço de ligação local. Qualquer noite dessas, eu te ligo.
-Só que tem que ser durante o dia... Eu trabalho a noite. Não fico em casa, só depois das 2 da manhã.
-Não tem folga?
-São raras, nunca tem dia certo.
-Que pena. Você me parece ser um cara muuuuuuito legal.
-Não seja por isso, me ligue entre as 10h00min e as 16h00minh quando normalmente estou em casa.
-Aí quem trabalha sou eu. Só posso te ligar se você estiver devendo...
-Deus me livre!
-Não quer mais falar comigo, né?
-Não é isso... Não quero que você me cobre.
-Você não quer ficar com o meu telefone? O dia que estiver de folga você me liga... fica baratinho.
-Claro. Diga aí...
-Zero Onze, 2103-XYXY.
-Anotado.
-Que nome você escreveu?
-Cris. Finantudo!
-Esqueceu meu nome de novo?
-Cristine!
-Ah bom. Eu já ia mandar você pro Jurídico.
-Para com isso menina.
-To brincando. Agora eu tenho que desligar. Infelizmente. Preciso correr pra cumprir a minha meta. Com o acordo que eu fiz com você ela aumentou.
-Sinto muito.
-Não faz mal... Eu vou ferrar com o próximo da lista. O nome dele é igual ao do meu ex: Roberto Oliveira. Tiro a diferença nesse aqui.
-Cris, não sei como te agradecer... A você e ao meu pai que me batizou de César.
-Háháháhá. Vê se me liga, heim? Tchau, César.
-Tchau, Cris. Cuide-se.

Nenhum comentário: