domingo, 13 de abril de 2008

SONHO RECORRENTE.



Essa coisa de ficar ouvindo a narrativa de sonhos alheios é quase tão chata quanto ver fotografias das férias dos amigos em Orlando. Mas resolvi escrever (e ilustrar) sobre um sonho recorrente numa tentativa de destravá-lo. Quem sabe assim eu “provoco” os próximos capítulos.

Já tive sonhos recorrentes em diversos períodos, porém há cerca de um ano visito a mesma cena misteriosa ao menos uma vez por semana:

O cenário é muito simples, já foi um deserto, mas ultimamente quase sempre é uma praia. O elemento preponderante é a areia. O sol brilha muito, mas a temperatura é amena. Quando o sonho se passa na praia posso ouvir o barulho do mar, já no deserto, ouço apenas a respiração dos personagens.
Os protagonistas são apenas uma mulher (balzaquiana) e eu. Nós dois usamos calças jeans e mais nada. Normalmente estou sentado sobre meus calcanhares e ela fica postada da mesma forma atrás de mim. Ela usa uma espécie de pincel para escrever diretamente na pele das minhas costas. Quase sempre meu ângulo de visão permite que eu me veja “de fora”, mas nunca consigo ler o que ela escreve, da mesma forma também não tenho oportunidade de ver o seu rosto, sempre coberto por cabelos castanhos avermelhados, quase ruivos. Sua pele é muito branca e tem mãos bonitas.

É claro que rola um forte erotismo, mas o mais marcante é o clima de cumplicidade, de confiança recíproca, de entrega. Sei que, de alguma forma, estabelecemos um pacto de silêncio e, que naquele momento, tudo está perfeito.


Só quando acordo é que sou perturbado pelas dúvidas:

  • Quem é ou como é o rosto dessa mulher?
  • O que ela escreve (ou desenha) em minhas costas?
  • Por que o silêncio?
  • O que significa essa maluquice? Eu dou “suporte” para ela se expressar?
  • Quando verei a próxima cena?

Plim-plim!

4 comentários:

Anônimo disse...

Quem sabe esta mulher é a sua "Anima", querendo dizer alguma coisa importante ao seu "Animus", ou querendo estar próxima a ele, em união! Tudo dentro de você mesmo.
Jung deve explicar!!!

CESAR CURY disse...

Poderia ser mesmo, Ana.
A mulher instrospectada e idealizada se manifestando. - Uma comunicação sem palavras "faladas", quase telepática... Acho que você pode ter razão.
Pena que desde que eu publiquei isso os sonhos não aconteceram mais.
Estou com saudade. Minha Anima era tão... tão... Como me expressar?
Já sei: GOSTOSA!
Há,há,há,há!
Beijos

LUH KAIZEN disse...

LUH, O INTERPRETADOR DE SONHOS...

Quem é ou como é o rosto dessa mulher?
NA VERDADE, VC NAO PRECISA VER, PQ NO FUNDO, VC A CONHECE, APENAS NÃO SE LEMBRA DISSO.
SIM ACREDITO TBM QUE PODE SER A SUA "ANIMA"

O que ela escreve (ou desenha) em minhas costas?
ELA ESCCREVE ALGO QUE VC TAMBEM SABE. COMO? PQ ESCREVE NAS COSTAS, E ISSO FOI ESCRITO NUM PASSADO DISTANTE, TÃO TÃO DISTANTE QUE VC NAO CONSEGUE MAIS VER, MAS ESTÁ LÁ, COMO A MULHER.

Por que o silêncio?
PORQUE "SEU" CÉSAR, NOS MOMENTOS MAIS LINDOS, NAO SE PRECISA DE PALAVRAS PARA FALAR.
SE FALA COM GESTOS, OLHAR,
CUM-PLI-CI-DA-DE...

O que significa essa maluquice? Eu dou “suporte” para ela se expressar?
PODE SIGNIFICAR UM FATO DO PASSADO QUERENDO VIR AA TONA.
O FATO DE VOCE "DAR AS COSTAS" PRA ELA, NAO SIGNIFICA DESPRESO, E SIM CONFIANÇA.

OU NAO CÉSAR...

SE BEM QUE ESSAS PERGUNTAS DEVEM SER PERGUNTADAS E RESPONDIDAS POR VC.
MAS PENSE NELAS NAO AO ACORDAR, MAS AO SE DEITAR, TOMANDO LEITE COM TODDY BATIDO NO MIXER.
E SE DE REPENTE MINHAS RESPOSTAS TIVEREM UM POUQUINHO DE NÃO-SEI-O QUÊ QUE POSSA TE AJUDAR...

Quando verei a próxima cena?
...VC TALVEZ SONHE COM ELA NOVAMENTE HJ
RSRS

Janine Andreiv Rodrigues disse...

Cesar se sonhar de novo, não conte p todos, escreva e converse em "segredo" c um(a) psico junguiano(a); eu faria assim. abs, Janine