terça-feira, 22 de abril de 2008

AVISO-PRÉVIO.

(Caixas de tomate na CEASA - Foto minha enquanto a serviço da pizzaria, é claro)


As coisas que eu mais gosto são muito simples:

Caminhar à tardezinha, pedalar de manhã, café e pão com manteiga na padaria, comprar jornal na banca, comer pastel na feira, Toddy batido no mixer, Chicabom, pudim de leite condensado, tostex de queijo branco, pipoca com molho de pimenta, cochilar na rede lendo um bom livro, cafuné (na careca mesmo), vestir roupa velha bem lavada e bem passada depois de um banho caprichado, viajar de qualquer forma, e conversar... Adoro conversar. Gosto de falar sobre o tempo, sobre comidas, livros, filosofar sobre gentes, experiências e causos... Gosto de ouvir, de forma profunda, de aprender com os outros.

Também amo abraços apertados e beijos estalados como só os verdadeiros amigos e amigas podem retribuir.

Abriria mão de todos meus outros gostos sofisticados para poder usufruir somente destes “momentos essenciais”.

A falta dessas coisas está me angustiando. Estou sendo transformando num ser estranho, anti-social e só, inacreditavelmente só. Pode parecer loucura alguém que tem contato com no mínimo cinqüenta pessoas todos os dias se queixar de solidão, mas não é: Aconteceu que ao longo dos últimos onze anos meus relacionamentos foram se resumindo aos laços comerciais, o César “gente” foi cedendo espaço para o Cury comerciante que praticamente mora numa pizzaria, que trabalha todos os dias e noites e não consegue ir para a cama antes das três da madrugada. Um cara que quando acorda antes das onze é para cumprir com compromissos impostos pelo negócio.

A criatura engoliu o criador que está surtando.

Não agüento mais falar sobre pizzas e cervejas, sorrir forçado da mesma piada contada pela enésima vez, responder que não vi tal peça de teatro, que não fui ao cinema, que não vou ao aniversário de ninguém, que não assisto televisão (não que o fizesse se fosse possível), que não conheço a Pizzaria Bráz, que nunca fui ao Cartun, que perdi o Cirque du Soleil, o show do Chico, do Ney, da Maria Rita, e que há dez anos não vejo o mar.

Claro que a pizzaria me proporcionou conhecer pessoas especiais como Fábio, Karin, Suzy, Gustavo, Israel, Abrão, Neiri, Lobão, Silvinha, Mazon e tantos outros e outras, mas eu não consigo usufruir deles... Quando vão à pizzaria fico dividido entre os amigos e o trabalho e fora da pizzaria eu simplesmente não existo. Nunca consigo estar com eles em outro lugar, aliás eu nunca estou em outro lugar.

Numa tentativa desesperada tentei delegar atribuições para conseguir tempo. Creio que acertei na teoria, mas errei feio na prática: Resultou num retrocesso operacional de uns seis meses e em prejuízos que devem alcançar o equivalente a noventa dias de lucro. – Ta vendo? Nem sei mais falar apenas do que eu sinto, já ia enveredando por assuntos comerciais!

Por tudo isso e, especialmente, porque estou morrendo de saudades de mim, a pizzaria está à venda a partir de hoje.

Se tudo der certo, brevemente a gente se encontra pra um pastel na feira.

12 comentários:

Unknown disse...

César,
"Se senti" agora, depois de ser considerada amiga e ainda especial! U-hu!
A recíproca é totalmente verdadeira!!!

Agora, vender a pizzaria?? Puxa, mesmo vendo aqui de fora que a cada dia que passa vc está mais cansado dela, me surpreendi.

Mas olha, te apoio e me solidarizo com qualquer rumo que vc tomar, torço muito por você!!!!

Beijo estalado,

DiegoDotta disse...

Salve César, não sabia que iria vender a pizzaria para a viagem, achei que deixaria alguem comandando, é mais corajoso do que imaginava rapaz!

Quando passar por Floripa, avise!!

Anna Carolina Basseto www.diariodeumaneurotica.com disse...

César..
Perfeitooooooooooooo....
beijocas!!!

Anna Carolina Basseto www.diariodeumaneurotica.com disse...

Oi César
Adorei o recado...
Porémmmm
Já faz muito tempo que vc não posta nada no teu blog... A vida é corrida, eu sei, mas sinto falta.
Beijocas

Anônimo disse...

Voce, meu lindo, sempre nos surprendendo,vai fundoooooooooo no teu projeto e especial é voce que consegue reunir tanta gente interessante e especial à sua volta
um beijão estalado

Unknown disse...

Oi César
Comecei lendo o blog às 14 horas deste domingo preguiçoso ,estou encerrando a leitura ás 18:25 claro que com pausas para cafés, xixis e um alomoço rápido que fiz em frente ao computador, o que não é um hábito,e quero te agradecer pelo ótimo domingo que vc me proporcionou, primeiro porque ri muito de todas as estórias e terminei me emocionando com o pequeno príncipe e o solstício de inverno, que por sinal adorei a idéia da celebração, vou me recolher agora com meu coração aquecido pela beleza do texto.
Que o universo seja cada vez mais generoso com voce, pois voce foi extremamente generoso comigo hoje
bjos na alma

LUH KAIZEN disse...

AH, EH DIFICIL MESMO QDO O CRIADOR EH ENGOLIDO PELA CRIATURA...

MAS CÉSAR, PENSE ASSIM CARA, AINDA QUE NADA DE CERTO, PARE POR 1 HORA.

CONVIDE OS AMIGOS E COMA UMA PIZZA E TOME UMA CERVEJA(OU NÃO). AINDA QUE EU E VC SAIBAMOS QUE SIM, TEM OUTRAS COISAS A SE FAZER, COMER PIZZA COM AMIGOS AINDA É O MELHOR PONTO DE ESCAPE PARA AS TENSÕES DO DIA A DIA...


ABRAÇOS MEU QUERIDO.

Unknown disse...

Oi, César

Aviso-prévio não são 30 dias?

Já faz bem mais que 30 dias que você não escreve nada...não estou cobrando, não é isso.

Mas faz falta :(

Bjs,

LUH KAIZEN disse...

VERDADE...
BEM MAIS DE TRINTA DIAS.

POR ONDE ANDA O CÉSAR?

Anônimo disse...

Bom dia, caro Cury,

Sou Carlos da Costa Júnior, aluno de engenharia elétrica da UFRN. Há três anos atrás tive uma idéia de fazer uma viagem ao redor da América Latina com um fusca, eramos eu e mais dois amigos. Tínhamos em mente tentar fazer um motor que não fosse movido a combustíveis fósseis, mas sim a algo revonável, porém eles desistiram do projeto.
O tempo passou e passei no vestibular. Há um ano e meio atrás, falava com meus então amigos da faculdade sobre esse episódio e todos adoraram a idéia, contudo éramos 5 agora. Com isso não poderíamos fazer tal viagem abordo desse clássico da Volkswagen que foi o fusca, então nos veio em mente o seu outro grande clássico, a Kombi, com todo seu espaço e charme.
Desde então, temos feito pesquisas ( foi dessa forma que achei seu blog ) para defenir roteiro, custo e ainda a possibilidade do motor ambientalmente correto. Procuramos sobre motores magnéticos, movidos a ar, água... Audaciosamente marcamos o dia da viagem para 26/12/2011, ano de término do curso. Pretedemos reformá-la nós mesmo (estamos juntando por mês um quantia no banco) e, dependendo de um possível patrocínio, construir o motor.
Porém o tempo está passando e não progredimos muito. Não faço idéia de como conseguir um patrocínio e nos falta um pouco de rumo, pois tenho notado que outras preocupações têm tomado lugar na nossa cabeça. Além de que ganhei um bolsa para estudar um semestre do meu curso em Portugal, e temo que quando voltar o projeto tenha realmente esfriado.

Gostaria, então, de te pedir alguma ajuda e oferecer alguma outra, se for o caso de necessitar, já que você já tem tudo pronto.

O que você fez para conseguir patrocínio? Como podemos dar mais rumo ao projeto, que mesmo sem um motor renovável , seria a realização de um sonho fazer tal viagem.Você pode nos ajudar em algo?

Agradeço desde já sua ajuda e compreensão.

Att,

Carlos Mendes Júnior

grupokombi @ gmail . com

Anônimo disse...

desculpe cury, mas o email que mandei foi perdido... o novo é

projetokombi @ gmail . com

Anônimo disse...

se vc puder deixar no meu blog seu msn... ou coisa do tipo pra gente trocar informações, eu agradeceria muito!

o meu msn é: solrcarlos@hotmail.com

att,