terça-feira, 1 de abril de 2008

ANJO CABOCLO.


DICA: Esse texto é melhor compreendido se lido com sotaque caboclo. Experimente ler em voz alta imitando Rolando Boldrin. Esqueça os plurais e se tiver intimidade com o "estilo" leia assim o 1º parágrafo: "Apreceio o outono cum seus dia di sombra cumprida..."
PS: Hoje (02/04) fiz um filminho narrando essa miração em "caboclês", está na postagem aí de cima

Aprecio o outono com seus dias de sombras compridas..

Tempo bom para caminhar, melhor se for nos caminhos de terra batida e bem clarinha que aumenta o contraste da sombra da gente.

Finjo que a sombra é meu Anjo passeando comigo, que nem cachorro que não é ensinado. Tem hora que dispara, quase some, mas fica me esperando na curva, esse meu aliado. Depois se aquieta um tantinho, passa de um lado, passa de outro e acaba ficando lá pra trás, esperando outra reta com o sol na minha guarda pra me guiar com carinho.

Meu Anjo, quando estica, gosta de brincar. Nos barrancos fica imitando macaco, galinha, marciano. Nos capinzais, quando venta, só quer saber de dançar, já nas lagoas e nos riachos ele mergulha sem medo como que pra me convidar.

Acho que o Anjo da gente é assim também... Ta sempre por perto, brincando, pulando, chamando a gente pra reinar, mas a gente nem percebe, e ele nem deve se chatear, afinal nem mesmo pra LUZ a gente não se habitua olhar.

Os meses de outono são como o agora que a gente não costuma valorizar. É que a cabeça do povo não pára de trabalhar, lembra do calor que já passou, sente medo do frio que ainda vai chegar e esquece de subir num morro ou num telhado que fosse para o pôr-do-sol contemplar.

Sabe de uma coisa? Não vejo a hora de o dia raiar. Vou correr pra alvorada, no meio do nada e os braços e pernas vou esticar. Quero dar pro meu Anjo a sombra de uma estrela pra ele brilhar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Cesar, mais uma vez etou eu aqui do outro lado do mundo me deliciando com os seus textos....sensacional....nao sei se é o seu anjo que te inspira ou se um dom natural, so sei que me orgulho de ter um tio tao especial...
bjs com carinho...Tica

Unknown disse...

Oi, César

Lindo o texto!
Eu e o Fábio estávamos comentando dias atrás, que o outono é a melhor estação do ano. Como é bom, né?
Adoro!
O que mais me marca são os odores, tudo fica com um cheiro mais forte, marcante. Você sente isso?
Beijos e "Feliz Ano Novo"!!!

CESAR CURY disse...

Sou tão sensível aos confetes (ando com a síndrome do ego abandonado) que, graças aos comentários de vocês, acabei experimentando editar um filminho desse texto e publica-lo no Youtube com o melhor "caboclês" que consegui narrar.
Grato Tica, grato Karin. Há muito tempo que eu queria aprender a mexer com isso.
Beijos